GQ Brasil

ABRE ASPAS

Péricles fala sobre TikTok, filhos e música

Texto Sérgio Martins | Fotos Adriano Damas | Styling Gustavo José

Péricles Aparecido Fonseca de Faria, ou melhor, Péricles, ou, ainda melhor, Pericão, é uma personalidade cujo talento está à altura de seu 1,90 m. O cantor e compositor é um dos maiores nomes do samba paulista. À frente do Exaltasamba, chegou até a gravar um DVD no atual Allianz Parque, em 2010. Com o término do grupo, em 2012 (apesar da retomada das atividades quatro anos depois, sem Péricles nem Thiaguinho), ele seguiu uma carreira-solo de sucesso, estrelando programas como o "Esquenta", da Rede Globo, ao lado de Regina Casé, e participando da Dança dos Famosos, do "Faustão". Agora, Péricles se prepara para lançar a primeira parte de "Pagode do Pericão II", seu mais recente projeto. É um dos muitos pontos altos de um artista que chegou a equilibrar o emprego de cabeleireiro com a rotina de shows para ajudar nas despesas de casa, superou vários tipos de preconceito e se reinventou no TikTok, onde acumula 1,4 milhão de seguidores e mais de 5 milhões de curtidas.

INFLUÊNCIAS

“Na minha casa nunca houve preconceito musical. A gente ouvia de tudo: MPB, forró, salsa, big bands de jazz, samba… E, quando passei a frequentar os bailes, nos anos 70, cantores como Tim Maia e Hyldon e artistas internacionais como Ray Charles e Earth, Wind & Fire eram os preferidos. Minha música é um retrato desse período.”

O SUCESSO DO PAGODE NOS ANOS 90

“Falta surgir uma leva de gente talentosa como fomos naquele período. Porque o Exaltasamba, o Art Popular, o Katinguelê prestigiavam o passado, mas traziam também a modernidade. Tenho visto artistas da nova geração que fazem bem essa mistura. Cito o grupo Akatu, lá de Minas Gerais, e a Bruna de Paula, uma carioca que estava no The Voice em 2019.”

SAMBA E ELEIÇÕES

“Acredito que ele (o samba) virá com um tom conciliador. Quero mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas e que poderão escolher o que é melhor para si. Pelo menos é o que vou fazer.”

UM SAMBISTA PAULISTA NO "ESQUENTA"

“Com o 'Esquenta', a ideia inicial era fazer um revezamento com o Xande de Pilares (ex-vocalista do Revelação). Mas nós falamos com a Regina Casé e acabamos os dois no programa. Ali deu para notar que existia e existe um respeito entre os sambistas de São Paulo e do Rio de Janeiro, e essa discussão foi abandonada. 'Esquenta' foi um golaço da televisão brasileira, no qual pudemos debater vários aspectos da cultura negra.”

DONO DO PRÓPRIO NARIZ

“Quis ter um controle maior da minha carreira. Existe uma parte mais complicada, que são as reuniões, mas ela é importante para que eu defina o que quero. Minha mulher, Lidiane, e Silvia Mariotti, minha gerente artística, cuidam da parte burocrática. E quer saber? Feliz daquele que tem uma mulher para dirigir sua empresa.

As mulheres têm um tino único para os negócios.”

MÚSICO E INFLUENCER

“É uma maneira de estreitar minha relação com os fãs. Crio dancinha, mostro meu dia a dia... O rádio ainda é um veículo importante, mas as redes sociais são necessárias para a divulgação de um trabalho e para a proximidade com os fãs. Uso TikTok, Instagram, YouTube.”

ÓTIMO ARTISTA, PÉSSIMO CABELEIREIRO

“Eu tinha dezessete anos e vinha revezando o trabalho de cabeleireiro com o de músico da noite. Num vacilo, cortei a ponta da orelha de uma cliente. Foi sangue para tudo quanto era lado. Coloquei filtro de cigarro, talco, laquê… Usei de tudo para estancar. Não cobrei o corte, claro… Espero que ela tenha me perdoado.”

O TRABALHO EM CASA

“A gente tenta separar, mas é inevitável misturar os assuntos. Por exemplo, estamos pensando em incentivar o lado artístico de nossa filha de dois anos. E no trabalho é a mesma coisa, porque me casei com a minha melhor amiga… Lidiane era meu brother de saia: a gente saía para beber, falar de futebol, religião, política. Tive um casamento feliz de 25 anos. Quando fiquei solteiro de novo, a gente se encontrou e pensou 'Por que não?'.

Estamos juntos há cinco anos, e sou muito feliz.”

PATERNIDADE TARDIA

“Eu vivia na estrada nos tempos do Exaltasamba; ficava até dois meses sem voltar para casa. Felizmente, o Lucas (Morato), que hoje é cantor e compositor, entendeu. Vinte e sete anos depois, eu me tornei pai de novo. É um novo mundo, um Péricles muito mais amadurecido. Levo e busco minha filha na escola e, quando estou em casa, me dedico inteiramente a ela e à minha família.”

MODA EXCLUDENTE

“Aqui (no Brasil) é sempre complicado achar roupas para o meu tamanho. É diferente dos Estados Unidos, onde existe uma variedade maior de marcas para todo tipo de corpo. Aqui eu compro na Camisaria Varca, que faz roupas para pessoas grandes. Nos Estados Unidos, tem a Destination XL. Ali eu me sinto como uma criança em uma loja de brinquedos.”

CIRURGIA? SAI FORA

“Sim, morro de medo de entrar na faca. Preferi fazer um trabalho de reeducação alimentar. Passei de 210 para 175 quilos e pretendo emagrecer mais. Preciso voltar a treinar, mas houve a gravação do DVD, as turnês, os shows… Operação e hospital?

Me deixem fora disso.”

COMIDA PREFERIDA

“Feijoada — aliás, hoje (uma quarta-feira) era dia —, de preferência, feita pela minha mãe ou minha sogra. Ah, e uma feijoada de Salvador. O lugar, de dia, funciona como uma marmoraria. Mas, deu 6 horas da tarde, vira um pequeno restaurante. O povo ali faz fila para consumir essa delícia.”

PRECONCEITO

“Por ser negro, gordo, pagodeiro — termo que as pessoas usam de maneira pejorativa. Eu me orgulho de participar de um estilo que se tornou fonte de trabalho para várias pessoas. Hoje o nosso sucesso é que incomoda. Acham que a nossa ascensão pessoal é um pecado. Mas batalhamos por isso.”

ASSÉDIO

“Eu não me achava bonito nem interessante o suficiente. Quando aprendi a tocar violão, descobri que a conquista depende muito das armas que se tem à mão. E tem gosto para tudo. Eu não sabia lidar muito bem com o assédio, mas hoje levo numa boa. Agradeço os elogios e digo que fico lisonjeado, mas que não serei eu a fazer a pessoa feliz.”

EM MAIO

pt-br

2022-06-10T07:00:00.0000000Z

2022-06-10T07:00:00.0000000Z

https://gqbrasil.pressreader.com/article/281526524707095

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.