GQ Brasil

AERÓBICO E CACAU EM PÓ

A rotina de Rafael dos Anjos para uma luta no UFC

Texto Fernando Beagá | Ilustração Liu Anno

Logo no início da conversa com a GQ Brasil, Rafael dos Anjos assume que está cansado. Treinando todos os dias (menos aos domingos) em duas sessões de uma hora, o lutador da categoria dos leves do UFC (até 70 kg) está queimando o excesso de gordura que conquistou em uma viagem recente ao Nordeste. "Lá eu comi de tudo." Ele já está fazendo seu camp, um período de sete semanas de treinos rígidos e alimentação regrada, visando à luta no início de julho, em Las Vegas, contra Rafael Fiziev, do Cazaquistão.

Este é o momento para focar estratégias de combate e movimentos específicos de boxe, wrestling e muay-thai. Ele também faz exercícios aeróbicos, ainda que sem exagero. "Não vou correr uma maratona. Preciso ter condicionamento, mas o importante são as técnicas", explica. No quesito alimentação, o cardápio básico do lutador inclui, no café da manhã, banana com canela, maca peruana e cacau em pó; no almoço, salada à vontade, 200 gramas de carboidrato (geralmente aipim ou batata-doce) e 200 gramas de carne branca; à tarde, uma papinha de iogurte integral com frutas e nibs de cacau e canela, para aumentar o metabolismo; e jantar semelhante ao almoço.

Durante o período de treinos, Rafael está pesando cerca de 82 kg, mas, à véspera do embate, precisa chegar à balança com 70 kg. Para isso, passa por um processo intenso de desidratação do músculo, além de não comer praticamente nada. A estratégia é acompanhada por sua equipe, que conta com um nutricionista e um preparador físico. Após a pesagem, ele consegue voltar ao seu peso original em 24 horas, abusando do carboidrato — "uma macarronada sempre rola" — e com hidratação farta.

Se vencer Fiziev, Rafael dos Anjos se credencia para enfrentar Charles do Bronx, seu compatriota, na disputa pelo cinturão dos leves, em dezembro. Ex-campeão da categoria, Rafael elogia Do Bronx, mas diz estar pronto para ficar com o título novamente. "O Charles está num momento bom, confiante. Ele é brasileiro também. Ninguém quer conflito, mas eu sou lutador e quero ser campeão."

EM MAIO

pt-br

2022-06-10T07:00:00.0000000Z

2022-06-10T07:00:00.0000000Z

https://gqbrasil.pressreader.com/article/281552294510871

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.