GQ Brasil

VIAGEM FINÍSSIMA

Octo, a linha mais icônica da relojoaria masculina da Bvlgari, completa dez anos. Para a ocasião, a grife lança dois modelos que homenageiam os primeiros sketches de seu criador e outro com apenas 1,8 mm de espessura — recorde mundial na categoria

TEXTO MARI DI PILLA, DE ROMA

Chama a atenção de quem caminha pela Via dei Fori Imperiali, do lado de fora do enorme complexo do Foro Romano, na Itália, a lateral de uma grande construção — atualmente reforçada com barras de metal para protegê-la dos efeitos das obras de expansão do metrô. Trata-se da Basilica di Massenzio, encomendada pelo imperador homônimo em 308 e concluída por seu assassino e substituto, Constantino, em 312. Vale dizer que, apesar de não estar no radar principal dos turistas, ela merece a visita, porque foi o maior templo católico, chegando a 35 metros de altura, e também o último erguido na cidade antes do fim daquela era. A maior parte da estrutura não resistiu a um terremoto no século XVII, mas ainda é possível ver um pedaço de uma das três naves, cujo teto é composto de formas octogonais. Foi essa a inspiração do diretor executivo de criação de produtos da Bvlgari, Fabrizio Buonamassa Stigliani, para o desenho do relógio Octo. "Ele foi um dos meus primeiros trabalhos na marca. Na época, o briefing era simplesmente desenhar uma caixa para um novo relógio", diz ele, que é amante e mestre da geometria, com formação em desenho industrial e experiência anterior no time de design de carros da Fiat. Para completar, Fabrizio olhou também para os arquivos da grife romana, que usou sempre formas muito puras, inclusive na decoração de suas lojas. Em 2022, o Octo — cujo sucesso deu origem à coleção mais importante da relojoaria masculina da grife — comemora seu décimo aniversário.

A família começou a crescer em 2014, com a criação da linha Octo Finissimo. Em 2017, foi a vez de a grife apresentar o Octo Roma. "É um relógio muito camaleônico, e isso nos surpreendeu. Pensávamos todos, eu em primeiro lugar, que fosse um modelo muito rígido como estrutura."

O lançamento da linha Finissimo — que, já no ano de estreia, bateu um recorde mundial ao apresentar um relógio com turbilhão manual de apenas 1,95 mm de espessura — significou um divisor de águas para a grife italiana, segundo Antoine Pin, diretor da seção de relógios. Ele afirma que a Bvlgari passou a ser respeitada como uma grife para colecionadores de peças com mecânicas complexas e não apenas como uma marca de joias que também faz relógios. "Há claramente um antes e um depois."

A linha foi responsável por oito recordes batidos pela marca ao longo desta década e, não à toa, tornou-se a escolhida para representar os dez anos da coleção com três modelos, dois dos quais produzidos em edição limitada de apenas 200 peças: o Octo Finissimo Automatic 10th Anniversary, com movimento automático e reserva de marcha de 65 horas, e o Octo Finissimo Chronograph GMT Automatic 10th Anniversary, também de corda automática, mas com cronógrafo e reserva de marcha de 55 horas. Feitas de titânio jateado, com caixa de 40 mm, as peças homenageiam Fabrizio ao levar para o mostrador os primeiros sketches do designer para o Octo (foto na página ao lado).

Mas o destaque ficou por conta do Octo Finissimo Ultra, o relógio mais fino do mundo, com 1,8 mm. A ideia nasceu em uma conversa entre Fabrizio e sua equipe sobre como parte da caixa e do mostrador do Octo poderia abrir espaço para

abrigar alguns elementos mecânicos. Foram necessários três anos, entre negociações, convencimento e desenvolvimento, até que se chegasse a um protótipo neste ano. Para Antoine, esse foi somente o primeiro teste concluído, e agora o desafio seria desenvolver as dez peças que foram prometidas. O número foi escolhido não só pela idade do Octo, mas pela complexidade em replicá-lo com perfeição. Além disso, seu preço chegará a centenas de milhares de euros, e ele será produzido sob encomenda. Mais fino do que uma moeda de 1 real (que tem 1,95 mm), mas com a mesma caixa de titânio jateado de 40 mm, o relógio parece ser praticamente bidimensional quando visto de perfil. De corda manual e com reserva de marcha de 50 horas, ele apresenta três subdials: um para as horas, outro para os minutos e um menor para os segundos. Mas a surpresa foi inserida na parte superior do mostrador: um QR code que dá acesso a um NFT, com um vídeo exclusivo e um "universo digital" dedicado a cada relógio. "Um NFT transmite a sensação de luxo e, obviamente, agrega valor", diz o CEO Jean-Christophe Babin, que, antes de chegar à Bvlgari, em 2013, ocupava o mesmo cargo na TAG Heuer. "Não poderíamos apenas diminuir o movimento existente; tivemos que reinventar a cadeia relojoeira", explicou ele, pouco antes do evento de comemoração dos dez anos do Octo, em abril deste ano, em Roma. Metade da praça do Panteão foi fechada para os convidados, que puderam presenciar uma exibição de mapping projetada naquele que é também um marco da arquitetura da Roma antiga.

Algumas semanas depois, foi a vez de o Ultra mais os dois modelos comemorativos viajarem a Genebra, na Suíça. Apesar de não participarem oficialmente da Watches & Wonders, a principal feira de alta relojoaria do mundo, algumas marcas, como a Bvlgari, reservam as principais suítes dos melhores hotéis da cidade para apresentar suas novidades ao público especializado, que anualmente migra para lá para conhecer os lançamentos do ano. Além de mostrar as homenagens de aniversário, a grife italiana revelou outra novidade: a releitura de sucessos da linha Finissimo, com o Chronograph GMT Automatic, o Minute Repeater e o Tourbillion Chronograph Skeleton Automatic. É a forma como a marca celebra: um olho na história e outro no futuro.

ESPECIAL RELÓGIOS

pt-br

2022-06-10T07:00:00.0000000Z

2022-06-10T07:00:00.0000000Z

https://gqbrasil.pressreader.com/article/281835762352407

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.