GQ Brasil

DEVAGAR, IN RÍVEL HULK

TENTAR TIRAR O ATRASO EM TREINOS MUITO INTENSOS PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS GRAVES PARA A SAÚDE E DETONAR SUA VIDA FITNESS. RABDOMIÓLISE, A DOENÇA DA URINA PRETA, É UMA DELAS — E PODE SER FATAL

TEXTO AUGUSTO SIQUEIRA

Eu estou acostumado a treinar forte. Fique à vontade para me passar o que quiser.” A frase autoconfiante veio logo no início da conversa de Marcelo Grimaldi, CEO do grupo MGM, com seu novo personal trainer. O profissional levou a sério a liberdade, e, no decorrer de uma hora e meia, Marcelo (hoje com 51 anos) fez a sessão de pernas mais pesada de sua vida. “Eu não quis afrouxar”, reconhece. As consequências foram imediatas. “Depois do treino, não consegui voltar andando para casa. Pesava 90 kg e continuei mal nos dias seguintes. Três dias depois, eu me pesei e vi o número 108 na balança. Ainda não sabia, mas meus rins estavam parando de funcionar, e inchei 18 quilos só com água”, relata. Apenas cinco dias depois, quando os vasos sanguíneos dos olhos estouraram e a pressão disparou para 23x18, é que correu para o hospital. Por pouco não foi tarde demais.

Logo veio o diagnóstico de rabdomiólise, também conhecida como “doença da urina preta”. Com uma lesão grave em sua musculatura, houve vazamento de conteúdo intracelular para o sangue, o que, em uma explicação simplista, provocou o entupimento dos rins. "O negócio foi tão sério que o médico falou para minha esposa: 'Se você quiser chamar a família, pode chamar, pois acho que ele não passa desta noite'." Foram catorze dias na UTI, com grande perda de massa muscular. Depois da alta, com apenas 35% da função renal restituída, ainda precisou fazer duas sessões de hemodiálise, para acelerar a recuperação. “Eu nunca fui marombeiro, de querer ficar grande, nunca tomei anabolizante.

ESPECIAL

pt-br

2022-06-10T07:00:00.0000000Z

2022-06-10T07:00:00.0000000Z

https://gqbrasil.pressreader.com/article/281968906338583

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.